Por dentro do guia

Sobre o Guia

Não é nada simples encontrar o tênis ideal. O que você precisa em determinado momento da vida também tem a ver com seu histórico de lesões, seu peso, seu volume de treino. Por isso que há quase uma década (isso aqui no Brasil, porque nos Estados Unidos são mais de quatro) nós nos mantemos firmes na tarefa de ajudá-lo nessa missão.

Se você pretende comprar um novo par, não saia de casa antes de fazer uma pesquisa no nosso Guia do Tênis. É o guia mais respeitado pelo mercado justamente por sua isenção: todos os pares são testados em um laboratório independente da Runner’s nos Estados Unidos, o Shoe Lab, e depois vão para os pés de 400 testadores nos Estados Unidos e algumas dezenas aqui no Brasil que correm cerca de 160 km com o mesmo tênis, por um mês, para avaliar sua experiência.

Processamos todos os dados sobre todos os modelos testados — tanto no laboratório quanto nos pés dos corredores — para entender qual tipo de experiência cada tênis oferece. Depois, traduzimos os resultados para uma linguagem que você vai conseguir entender: a sua. Tudo que você tem que fazer é fechar os olhos e imaginar como quer se sentir ao correr: leve, rápido, empoderado? Como se estivesse correndo nas nuvens? Com apoio e invencível? Bom. Temos esses tênis.

Como testamos os tênis

Nossos guias do tênis são feitos com base em muito tempo, ciência, suor e quilometragem. A seguir mostramos os detalhes de como obtemos nossos dados.

Amortecimento

Um máquina chamada testador de impacto solta, repetidamente, um peso de 8,5 kg – o peso médio da canela – sobre o calcanhar e o antepé de um tênis, de uma altura de 5 cm. O Laboratório registra a força de impacto e o quanto a entressola se comprime.

Flexibilidade

Para mostrar com que suavidade o tênis irá se mover com os pés, do momento do contato do calcanhar com o solo até a saída dos dedos do chão, prendemos o antepé em uma máquina que o flexiona a 45 graus – que é o grau de flexão normal dos pés durante a corrida – 60 vezes em 20 segundos. A força necessária para isso indica o grau de flexibilidade.

Drop e peso

Listamos pesos de homens que usam tamanho 41 e mulheres que usam tamanho 37. Nós também medimos a espessura, considerando a borracha do solado, a espuma da entressola e a palmilha. Depois, eliminamos o cabedal e usamos um sensor de contato digital (acima) para determinar o drop, ou seja, a diferença de espessura entre o calcanhar e o antepé.

Siga-nos Instagram